top of page

PLEUROTUS COLUMBINUS

set-of-design-elements-for-bloggers-vect

PARÂMETROS DE CULTIVO

 

Colonização

Temperatura: 22-26ºC

Umidade relativa: 95-100%

Duração: 12 a 60 dias

CO²: >5000ppm

Trocas de ar: 0

Iluminação: não

Indução da frutificação

Temperatura: 14-20ºC

Umidade relativa: 95-100%

Duração: 12 a 15 dias

CO²: 1000-2000ppm

Trocas de ar: 2-4 por hora

Iluminação: 400-800 lux 

Desenvolvimento dos cogumelos

Temperatura: 15-24ºC

Umidade relativa: 85-90%

Duração: 3 a 7 dias

CO²: 1000-2000ppm

Trocas de ar: 2-4 por hora

Iluminação: 400-800 lux 

set-of-design-elements-for-bloggers-vect

Cogumelos do gênero Pleurotus, vulgarmente conhecidos como shimeji, são de longe os cogumelos mais fáceis e baratos de cultivar. Para pequenos produtores com orçamento limitado, cogumelos Pleurotus são excelentes escolhas. Poucos cogumelos comestíveis demonstram tanta capacidade de adaptação, agressividade do micélio, e produtividade quanto os Pleurotus. São decompositores de madeira e crescem em uma enorme variedade de substratos, desde serragem até resíduos agrícolas. Podem ser cultivados em serragem, lascas de madeira, papel, papelão, palhas, feno, sabugo de milho, bagaço de cana, resíduos de café, folhagem de bananeira e diversos outros materiais. Os cogumelos do gênero Pleurotus podem ser facilmente usados em programas sociais de redução da fome em locais pobres e para aumentar a renda de moradores de áreas rurais. Esses cogumelos possuem muitas vitaminas, como vitamina C, vitamina B, ácido fólico, potássio, além de diversos compostos com propriedades medicinais como lovastatina (reduz o colesterol do sangue). Após a produção dos cogumelos, o composto velho pode ser utilizado como suplemento alimentar para porcos e galinhas, além de poder ser decomposto em minhocário e gerar um substrato rico em nutrientes para hortas e pomares, contendo também uma poderosa substância anti nematoide natural.

 

Uma das variedades mais agressivas de Pleurotus, o columbinus coloniza o substrato e frutifica muito rápido. Os parâmetros de cultivo são similares aos do Pleurotus ostreatus, porém a variedade columbinus prefere climas mais frios. Como todos os Pleurotus, o columbinus precisam de ar fresco no terrário. Altos níveis de CO2 produzidos pelo próprio metabolismo do fungo podem levar a redução do chapéu do cogumelo e alongamento da haste. A coloração azulada do cogumelo é mais forte nos estágios iniciais de frutificação, podendo perder essa característica conforme o amadurecimento.  

Método de cultivo: Pode ser cultivado numa variedade grande de substratos, como palha pasteurizada, serragem, grãos, borra de café, resíduos agrícula, papelão, etc. 

Sabor, preparo e cozimento: Possui cheiro adocicado e sabor leve, muito similar ao Pleurotus ostreatus. Pode ser usado em caldos de legumes, refogados, empanados, etc. É um cogumelo muito versátil na cozinha.    

bottom of page